Já pensou em morar num lugar onde pouco tiraria o seu carro da garagem?

Em Portugal isso acontece. E muito! Principalmente, entre as regiões metropolitanas do país.

Quais são os transportes públicos de Portugal? 

Os transportes públicos portugueses são:

  1. Autocarro (ônibus)
  2. Metro (metrô)
  3. Elétrico (bondes)
  4. Comboios (trem, que diferente do Brasil, são muito acessados)
  5. Elétricos (famosos bondinhos)

São transportes de boa funcionalidade?

Se comparado ao Brasil em relação a acessibilidade, o transporte público em Portugal possui alta qualidade, além de ser super eficiente. E essa informação é crucial, servindo de parâmetro quando a decisão é se mudar. E nesse caso, é importante levar alguns pontos em consideração, como, a distância do imóvel para o trabalho (se é presencial, híbrido ou on-line), faculdade, curso, escolas, creches, mercados. Mas claro, mantendo em foco, o gosto e objetivo pessoal da sua mudança.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou uma pesquisa para descobrir o número médio de pessoas que utilizam o transporte público nas metrópoles portuguesas e para isso, foram considerados alguns pontos para o resultado:

  • Caracterização da população residente (socioeconômico e despesas com a mobilidade);
  • Análise da mobilidade na área metropolitana de acordo com duas perspectivas: as deslocações totais realizadas, segundo a residência do cidadão e as deslocações intrametropolitanas (origem e destino na área metropolitana);
  • Opinião dos residentes.

E no relatório divulgado, em 2022, sobre as Estatísticas de Transportes e Comunicações, mostrou como resultado os passageiros atendidos no ano pelos veículos metropolitanos:

  • Lisboa: 83,7 milhões;
  • Porto: 41,8 milhões;
  • Sul do Tejo: 12, 3 milhões.

É importante frisar que ao escolher um imóvel para morar em Portugal, não leve somente em consideração um valor barato. Por vezes, esse local pode ser distante da região que você trabalha, por exemplo. Mas ainda que isso ocorra, é fato que existe facilidade em deslocar-se de um ponto a outro em Portugal. O que contribui grandemente com os trabalhadores. E gera “liberdade” no direito de ir e vir, além de ter um valor bem acessível.

Aplicativos

E pra facilitar ainda mais a sua locomoção pelo país, aqui vão alguns aplicativos que podem auxiliar nos seus trajetos, principalmente se você ainda não se acostumou com os caminhos ou se deseja conhecer os 4 cantos de Portugal!

  • Moovit
  • Lisboa Viagem
  • Anda
  • Google Maps
  • Fever

Agora que você já entendeu melhor como se locomover em Portugal, é só planejar a sua mudança! E para isso, você pode contar a Facility 4U! Buscamos o imóvel perfeito pra você, dentro dos seus objetivos e deixamos tudo pronto para a sua chegada! Afinal, não há nada melhor do que fazer uma mudança sem stress, não é mesmo?!

Aguardamos o seu contato! Mude com segurança e conforto. Mude fácil. Mude com Facility 4U.

Categories:

Sem respostas ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×