Um pouco sobre a cidade do Porto

Portugal nasceu no norte e foi batizado por causa do Porto, mas não foi na cidade banhada pelo Douro que sua realeza fincou raízes nem de onde homens bravios partiram em caravelas para achar o Novo Mundo. Ainda assim, conquistou reconhecimento internacional pela bebida que ostenta seu nome, o vinho do Porto. É a segunda maior cidade do país, dona de construções dotadas do indefectível traço português (Torre dos Clérigos, Sé Catedral) e de edifícios influenciados por sua escola de arquitetura moderna (caso da Fundação Serralves, projeto do Prêmio Pritzker Siza Vieira).

A melhor época para visitar o Porto é aquela que o viajante escolher para explorar a capital do Norte de Portugal. No verão, obviamente, hotéis e restaurantes enchem de pessoas; as ruas, de sol e de vida. Nessa época de clima quente, sentar à mesa para beber ou comer na beira do rio é básico de qualquer roteiro. Não menos obrigatório quanto visitar a centenária Livraria Lello, linda e famosa entre fãs de Harry Potter, responsáveis por transformar sua escada vermelha em um dos pontos mais instagramáveis da cidade. Andar a pé é uma forma de conhecer outros cartões-postais dignos de registro fotográfico. Para alcançá-los mais rapidamente, é possível adquirir o Porto Card com transporte de 1, 2, 3 ou 4 dias, que dá direito a uso ilimitado ao metrô e aos ônibus e trens municipais, entrada gratuita em 6 museus, entre outros benefícios em atrações.

E há muito o que fazer no Porto, sobretudo contemplá-la do alto de seus miradouros, alguns despretensiosos como o da Vitória, dentro de uma propriedade privada desgastada pelo tempo e aberta estritamente para fins turísticos. E, quando a curiosidade do olhar quiser enfim descobrir o que há do outro lado do Douro, hora de cruzar a Ponte Luiz I, ir ao encontro do icônico Vinho do Porto, a repousar nas caves de Vila Nova de Gaia (veja caminhada e visita com degustação). Cidade-extensão do Porto, lar do tawny e do vintage, ela abriga desde 2020 o World of Wine, complexo que se espraia por um conjunto de armazéns restaurados. Ali, come-se, bebe-se, aprende-se. Experimenta-se o Porto por uma nova perspectiva.

Categories:

Sem respostas ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×